Paraná deseja seleção para inaugurar arena em 2013

Arena será reinaugurada em 29 de março de 2013, garante Estado do PR

Arena será reinaugurada em 29 de março de 2013, garante Estado do PR

A Arena da Baixada é um dos casos mais controversos entre as futuras sedes da Copa do Mundo de 2014. O estádio é o mais próximo das exigências da Fifa para receber jogos do Mundial, mas também é o único que ainda não está em obras. O Paraná, entretanto, já garantiu: inauguração em 29 de março de 2013, e com seleção brasileira.

A secretaria do Estado do Paraná para a Copa-2014 definiu como meta convencer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a levar o time de Mano Menezes, na data referida, para marcar a festa de reabertura do estádio pertencente ao Atlético-PR. A data representa também o aniversário da cidade de Curitiba, capital paranaense.

O projeto foi confirmado à Máquina do Esporte por Mario Celso Cunha, secretário do Paraná para o Mundial de 2014, entusiasta da ideia de levar a seleção brasileira para estrear a arena. "Já conversamos com a CBF, o secretário municipal da Copa também está envolvido, e agora dependemos da agenda deles", afirma o político.

O secretário se diz tranquilo em relação à execução das obras necessárias na arena em tempo, função delegada pelo Atlético-PR a Mario Celso Petraglia, ex-presidente atleticano. "Ele é muito ágil, uma pessoa que pensa mega", avalia Cunha. As intenções do ex-mandatário para a arena, no entanto, ainda carecem de mais detalhes.

Para incluir a Arena da Baixada na Copa de 2014, ficou decidido que o clube recusaria propostas de OAS e Triunfo e seguiria modelo de autogestão, baseado na criação de Sociedade de Propósito Específico (SPE), que teria a participação de construtoras. Petraglia, entretanto, ainda não divulgou qual é a atual situação dessa empreitada.