Por conta de ativações de parceiros comerciais, São Paulo será a rota de exposição de dois dos mais badalados troféus do mundo da bola: o da Copa do Mundo da Fifa e o da Premier League.
A Taça Fifa será exposta neste domingo (dia 26), das 9h às 19h, no Parque Villa-Lobos, em promoção da Visa, parceira da entidade que comanda o futebol mundial.
“A Visa compartilha da paixão pelo futebol como milhões de torcedores em todo o mundo. Por isso, trazemos o troféu para o Brasil, para que os fanáticos pelo esporte possam admirá-lo de perto e, assim, já fazer um aquecimento e entrar no clima de torcida para a Rússia 2018”, afirmou Sergio Giorgetti, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil.
A visita é gratuita, o que deve gerar enormes filas. No local, o torcedor também poderá interagir em outras atividades, como tirar fotos 360° e com a mascote da próxima Copa do Mundo para postar em suas redes sociais.
Já a taça da Premier League visita o Brasil pela primeira vez. A promoção é conjunta entre a direção da liga e a ESPN, dona dos direitos de transmissão do Campeonato Inglês no Brasil. Existem apenas duas taças. A que vem a São Paulo é a que está em posse do Leicester City, campeão da temporada passada.
“Para um jogador de futebol, é como chegar ao olimpo ter uma taça como essa nas mãos. Ainda que não possam tocá-la, também para nossos fãs vai ser interessante estar perto de uma peça que provoca tanto desejo e paixão. E ela estará nos melhores lugares para os nossos fãs: ESPN e Museu do Futebol”, destaca João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN no Brasil.
O troféu chega no dia 2 de abril, o domingo seguinte à exposição da Taça Fifa. Ele será acompanhado por uma equipe de seguranças ingleses e será exibido pela primeira vez no “Abre o Jogo” do clássico entre Arsenal e Manchester City. Na sequência, estará no programa “Resenha ESPN”, na noite de domingo.
A partir de terça-feira (dia 4 de abril), ficará em exposição aos fãs para visitação gratuita no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. A mostra vai até o dia 9. Segundo o protocolo da Premier League, o troféu só pode ser tocado pelos jogadores que venceram a liga ou pelos seguranças que fazem a sua guarda.
A taça pesa 25 quilos e foi desenvolvida pela joalheria britânica Asprey and Gerrard. Os detalhes em verde na base são elaborados com a pedra preciosa malaquita e representam os gramados dos campos. O design é inspirado nos três leões que compõem o escudo da Federação Inglesa de Futebol, sendo um leão em cada haste e o terceiro leão simbolicamente representado pelo capitão da equipe que ergue o troféu.
Além da taça, a exposição no Museu do Futebol terá camisas históricas autografadas por nomes como Eric Cantona, Ryan Giggs e Paul Scholes (Manchester United), Frank Lampard e Diego Costa (Chelsea) e Steven Gerrard (Liverpool).