A participação da seleção francesa na Eurocopa não rendeu apenas prejuízos esportivos. Com a eliminação nas quartas de final diante da Espanha, o jornal “L”Équipe” divulgou que o país dará a seus patrocinadores um desconto de 750 mil euros (cerca de R$ 1,9 milhão).
De acordo com o jornal, a quantia sairá de uma parte variável no contrato entre a federação francesa e seus patrocinadores. O montante que sofre alteração depende de resultados esportivos e de popularidade.
Para definir a cota de patrocínio, uma pesquisa mensal é elaborada por uma empresa independente, e a seleção precisa obter nota entre 6,5 e 10. Atualmente, a nota da seleção francesa é 5,5.
A ideia de aplicar uma cláusula de desempenho nos contratos nasceu depois da Copa do Mundo de 2010, quando os patrocinadores não pagaram cerca de dois milhões de euros. Na época, os jogadores protagonizaram diversos conflitos internos, e até mesmo um motim, que culminou na eliminação precoce da seleção. Além disso, o técnico Raymond Domenech foi demitido e cinco atletas foram afastados.