A Piquet Realty, patrocinadora do piloto brasileiro Nelsinho Piquet na Nascar, vai levar um fã para conhecer a principal categoria automobilística dos Estados Unidos. A ação já está em andamento, e será inteiramente desenvolvida no serviço de microblogs Twitter.
A ideia surgiu em Homestead, sede da última etapa da temporada 2011 da Truck Series, divisão da Nascar em que Piquet corre. Cristiano Piquet, dono da Piquet Realty, sugeriu a criação da ação.
As pessoas que quiserem participar devem seguir as contas @NelonPiquet e @Cristianopiquet no Twitter. Depois, precisam escrever uma mensagem criativa com a hashtag #PiquetRealty e o link http:∕∕kingo.to∕Tzs.
No dia 14 de janeiro, 50 participantes serão sorteados para uma segunda fase da promoção. Essas pessoas serão contatadas após cinco dias, e terão de comprovar documentação em dia.
Os 50 semifinalistas receberão um e-mail exclusivo e uma tabela de horários em que três perguntas serão postadas simultaneamente nos perfis @NelsonPiquet e @Cristianopiquet.
Os dez que responderem em menos tempo avançarão à fase final. Nessa etapa, precisarão postar vídeos no site Youtube com respostas à pergunta “Por que a Piquet Realty deve me levar para ver o Nelsinho na Nascar?”.
Os vídeos devem ser enviados para o e-mail exclusivo, e o vencedor será escolhido por Nelsinho e Cristiano. O primeiro colocado receberá a informação em uma ligação telefônica do próprio piloto.
A promoção no Twitter ratifica uma das maiores apostas da equipe de comunicação de Nelsinho Piquet. Com mais de 200 mil seguidores, o piloto brasileiro é um dos três representantes da Truck Series em um ranking dos 50 mais influentes da Nascar no serviço de microblogs.
O ranking foi elaborado pelo site “SB Nation”, e Nelsinho foi o 35º. Ele também esteve entre os cinco finalistas de um concurso do piloto mais popular, grupo em que o brasileiro era o único estreante da Nascar.
Toda essa estratégia de Nelsinho para o Twitter tem alinhamento perfeito com o momento da Nascar. A categoria busca mais público, e para isso tem apostado fortemente em mídias digitais.
“Nós temos uma relação com a Turner desde 2001, e eles operam o Nascar.com. Esse relacionamento tem nos atendido muito bem. Nosso contrato vai até 2014, e nós provavelmente iremos em outra direção depois disso. Não porque a Turner tenha feito alguma coisa errada, mas porque no futuro será muito importante para nós o controle das nossas mensagens e do nosso conteúdo. Eles têm permitido que nós retomemos parte dessas propriedades. Por exemplo: todos os tweets que nós fazemos partem do nosso time, e não mais da Turner”, explicou Steve Phelps, CMO da Nascar, em entrevista ao “Ad Age”.
Phelps explicou que o projeto da Nascar para mídias digitais inclui contratações e um programa de treino para que todas as pessoas envolvidas na categoria entendam como usar essas ferramentas. Atualmente, uma equipe faz um mapeamento dos perfis de 120 pilotos.
Além das mídias digitais, a Nascar tem dado ênfase ao trabalho de comunicação voltado à comunidade latina. O projeto para esse nicho inclui uma ideia de criação de conteúdo da categoria em espanhol a partir de 2013.