O Brasil disputa nesta quarta-feira uma vaga nas semifinais de um Mundial de basquete, após 28 anos. O duelo contra a Sérvia, às 13h, é aguardado com grande expectativa por Bradesco, Kalunga e Nike, patrocinadores do time nacional.
Desde 2010, Bradesco e Nike apoiam a CBB. Agora, vivem o momento de maior auge da modalidade desde o início da parceria.
O Bradesco foi o único a fazer alguma ação prévia à competição. Em conjunto com a CBB, contratou um fotógrafo, que está fazendo o registro de todas as atividades da seleção durante a campanha do Mundial na Espanha. Com isso, o banco consegue espaço de mídia espontânea.
Já a Nike não planejou nenhuma ação específica ainda. Aguarda o desempenho da equipe para realizar alguma ativação. Segundo Alexandre Alfredo, diretor de comunicação da fabricante, o momento só reforça a aposta feita pela marca.
“Acreditamos e investimos muito no esporte brasileiro, e principalmente no trabalho sério que vem sendo desenvolvido com as seleções de basquete, seja em suas equipes principais como nas categorias de base. Continuamos na torcida”, afirmou o executivo à Máquina do Esporte.
Parceira da CBB apenas para os Mundiais masculino e feminino, a Kalunga vê o desempenho como uma forma de coroar a aposta feita em cima da hora.
“O bom desempenho da seleção nos incentiva a seguir atentos a essa modalidade”, disse a empresa em comunicado. Isso significa a possibilidade de seguir com o basquete até as Olimpíadas.
A empresa de suprimentos para escritório é quem mais está usando o Mundial como um “teste” para a modalidade. Como o contrato foi fechado apenas para o torneio, a ideia é sentir o resultado que ele trará para então traçar o planejamento para 2016.
“Não existe nenhuma negociação para as Olimpíadas, mas caso haja oportunidade, poderemos estar presentes na competição, com toda certeza. De um modo geral nossas expectativas são as melhores; acreditamos que o Brasil tem condições de voltar a estar entre as melhores seleções do mundo”, afirmou a Kalunga em nota enviada à Máquina do Esporte.
Os acordos de Bradesco e Nike têm vigência até os Jogos Olímpicos. Os contratos de patrocínio atualmente são gerenciados pela agência de marketing esportivo IMX, que assumiu o comando comercial da CBB em meados do ano passado.