O Paysandu vai apostar nas lutas. O time paraense decidiu criar um departamento de artes marciais, que vai começar com o karatê e já tem planos de expansão. Uma possibilidade é um vínculo com o lutador de MMA Lyoto Machida, que está no UFC, principal circuito da modalidade.
Filho de pai japonês e mãe brasileira, Machida tem 34 anos. Nascido em Salvador, o lutador vive atualmente em Belém. Ele já declarou publicamente que é torcedor do Paysandu.
O início do vínculo entre Machida e Paysandu já está estabelecido. O lutador usa um estilo diferente de karatê, que é chamado Karate Machida, e vai apoiar a primeira modalidade do departamento de artes marciais da equipe bicolor.
Nesta semana, Machida chamou muita atenção por ter recusado um convite para enfrentar John Jones no UFC 152. Ele será substituído pelo também brasileiro Vitor Belfort no embate.
“Quero servir ao UFC e quero retomar o cinturão. Sempre respeito meus adversários, e por essas razões eu devo me preparar da forma como acredito”, alegou Machida em nota oficial para explicar a recusa.
A última luta de Machida foi realizada no dia 4 de agosto deste ano. Ele nocauteou Ryan Bader no segundo round, resultado que credenciou o brasileiro a enfrentar Jones, atual campeão dos meio-pesados.
Ao contrário da chance de lutar com Jones, que já é concreta, a conversa de Machida com o Paysandu ainda não está formalizada. O time bicolor nunca esteve vinculado a um lutador do UFC. “Seria algo inédito para nós”, confirmou Alan Rodrigues, diretor de marketing da equipe.