A Cambuci, dona da marca Penalty, tem bastante o que comemorar após um primeiro semestre de sucesso em 2019. De acordo com a última divulgação de resultados apresentada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia obteve aumento de 14,5% no lucro líquido em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o montante de R$ 7,9 milhões. Na margem bruta, o resultado também foi positivo, com aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2018.
Segundo a companhia, os resultados são reflexo do controle rigoroso das despesas com vendas, gerais e administrativas, além da redução dos custos das dívidas financeiras e fiscais, fruto da reestruturação operacional, programa de regularização tributária e renegociação do endividamento bancário que a administração da companhia vem realizando. No período analisado, as despesas foram 7,9% menores do que em 2018.
Foto: Reprodução / Site (penalty.com.br)
“Reduzimos muito o comprometimento de capital de terceiros no nosso caixa. O endividamento de curto prazo foi reduzido, e o mais importante foi mudar o perfil do crédito quando necessário. Temos intensificado os esforços na gestão do caixa, com operações mais baratas e com garantias distintas das anteriormente utilizadas”, explicou Roberto Estefano, presidente do conselho de administração da empresa.
Em um comunicado enviado à imprensa, a companhia fez questão de destacar a operação na Argentina, que no primeiro trimestre de 2019 apresentava um desempenho muito abaixo do brasileiro. No resultado atual, o cenário mudou: houve uma melhora de 17,4% no lucro bruto e de 115,1% na margem no segundo trimestre, quando comparado com 2018.
“Apesar da alta volatilidade da moeda argentina e da instabilidade econômica, conseguimos melhorar os resultados a partir da reestruturação na administração, da adequação na política de preços com melhoria na margem bruta e da redução nas despesas gerais e administrativas. Continuaremos propiciando melhores condições de atuação no mercado argentino, minimizando os efeitos econômicos negativos já vivenciados e revertendo no curto prazo os resultados insatisfatórios gerados no passado”, revelou Roberto Estefano.
Com o resultado satisfatório, a empresa já olha para o futuro e planeja manter a política de preços e despesas controladas, buscando crescimento de receita com estratégias comerciais e de marketing em sintonia com os principais clientes do setor. Para isso, pretende priorizar produtos que tenham qualidade e apresentem o melhor custo-benefício do mercado.