A Penalty oficializou nesta quinta-feira um intenso projeto de reposicionamento. A empresa de material esportivo decidiu reformular sua identidade visual e adotar uma nova logomarca, que já estava em todos os uniformes lançados neste ano. Com isso, toda a proposta de comunicação será alterada.
O novo símbolo da Penalty é uma versão estilizada do emblema anterior. Além de ter adotado linhas mais onduladas, a marca trocou a cor de laranja para verde. O desenho foi desenvolvido em parceria pelas agências OZ e Z+.
Para lançar a nova marca, a Penalty fará um investimento de R$ 30 milhões, montante que inclui intensa campanha de mídia. A empresa voltará a ser patrocinadora do pacote de futebol do Sportv, anunciará no Multishow e dará atenção especial a ações online.
“O reposicionamento que está sendo feito é a melhor forma de prepararmos a Penalty para os próximos anos. Consolidaremos o reconhecimento como a única marca brasileira de futebol no mundo”, projetou Roberto Estefano, presidente da companhia.
O lançamento faz parte de uma campanha que a Penalty iniciou em janeiro deste ano, quando a marca substituiu seu logotipo por um teaser em todos os espaços publicitários. Antes da divulgação do novo símbolo, essas áreas vinham sendo ocupadas pelo texto: “O Brasil não se explica, se sente”.
O projeto da Penalty inclui uma reformulação na linha de produtos e na comunicação dos pontos de venda, que passarão a ter artefatos agrupados por temas. Também existe a ideia de incrementar os patrocínios a atletas, com foco nos mais jovens.
A meta da empresa é ter neste ano um aumento entre 15% e 20% no faturamento. Em 2010, o lucro líquido da Penalty foi de R$ 248 milhões.