Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Notícia / Repensar o presente

Penalty olha para o futuro e fecha projeto estratégico de branding com AlmapBBDO

Marca quer se adaptar aos novos rumos do comportamento, do consumo e da transformação digital

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 31/08/2021, às 08h35

Divulgação / Penalty
Divulgação / Penalty

A Penalty anunciou, nesta segunda-feira (30), um projeto estratégico de branding com a agência AlmapBBDO. A ideia é repensar o presente e desenhar o futuro da marca, com o objetivo de ampliar a conexão com a cultura e com a valorização do esporte como fonte de saúde física e mental.

De acordo com a Penalty, “o esporte é essencial para a cultura do país, vivido e praticado de forma diferente pelos brasileiros”, e a marca quer dialogar com todos eles (profissionais, amadores ou qualquer pessoa que simplesmente valorize o esporte), além de acompanhar a evolução do mercado para os próximos anos.

“Sempre trabalhamos para nos anteciparmos às tendências de mercado e, ao longo da história da Penalty, focamos em revolucionar o setor esportivo brasileiro, ao oferecer produtos que atendam às expectativas e aos desejos dos consumidores. Seguindo essa trajetória de sucesso, entendemos que é fundamental a adaptação da marca aos novos rumos do comportamento, do consumo e da transformação digital. A parceria com a AlmapBBDO é motivo de alegria e expectativa, para continuar oferecendo o melhor para quem é, assim como nós, apaixonado por esportes”, explicou Roberto Estefano, fundador e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci SA, detentora da Penalty.

O projeto da AlmapBBDO para a Penalty será estruturado de olho na evolução da imagem da marca, baseada em sua essência construída ao longo das últimas décadas e na premissa de como sua comunicação poderá, inclusive, trafegar com maior fluidez e foco no ambiente digital.

“Vamos buscar um entendimento profundo sobre o que irá impactar o comportamento das pessoas no universo dos esportes, das tensões culturais e da categoria, assim como as facetas emocionais e funcionais do DNA da marca: sua história, produtos e valores”, afirmou Rita Almeida, head de planejamento da agência.

Para isso, será utilizada a metodologia “BBDO Works”, que analisará alguns fatores de forma conjunta: entendimento do business e da marca Penalty, comportamento da audiência e entendimento dos eixos culturais que envolvem o universo dos esportes nesse momento. Além disso, a ferramenta Q+ (da Sparks & Honey) será usada para a definição de trends culturais e comportamentais, assim como outros recursos da AlmapBBDO, como os seus “Antenas”, um grupo de jovens da “Geração Z” de origens e vivências diversas que trazem a realidade das ruas e seus movimentos para dentro da agência. Por último, também serão realizadas pesquisas para ouvir praticantes de esporte e especialistas que ajudarão a mapear comportamentos, tensões e valores fundamentais do esporte que possam dialogar e serem representados pela Penalty.

Segundo a marca, o projeto de branding envolverá ainda uma segunda fase, com a construção de um mapa do mercado e atuação dos concorrentes. Nela, serão analisadas informações sobre vendas, produtos, targets, regiões, assuntos conectados a cada player, meios e jornada do consumidor.