A Pepsi assinou patrocínio com a NBA, tomando o contrato que anteriormente pertencia à concorrente Coca-Cola. Com isso, a empresa de bebidas mantém parceria com as quatro principais ligas esportivas dos Estados Unidos: NFL (futebol americano), MLB (beisebol), NBA (basquete) e NHL (hóquei no gelo).
A Coca-Cola era a parceira da liga norte-americana de basquete havia 30 anos. A empresa usava o torneio de enterradas do Jogo das Estrelas para promover a marca Sprite. Entre os embaixadores da companhia está o ala LeBron James, nome mais midiático da NBA atualmente.
“A Coca-Cola Company está comprometida com investimentos de US$ 1 bilhão para suas marcas ao longo dos próximos três anos. Com esse compromisso, vem a necessidade de focar em investimentos mais eficazes e eficientes para maximizar o crescimento da marca”, afirmou a empresa, em um comunicado oficial.
“A empresa vai continuar a ter uma presença forte na cultura do basquete e através de nosso relacionamento com jogadores ícones”, acrescentou.
Com a saída da Coca-Cola, a marca Gatorade, pertencente à PepsiCo, tornou-se o parceiro mais antigo da NBA.
Como parte do acordo, o Mountain Dew, que não é vendido no Brasil, será o refrigerante promovido no acordo com a liga de basquete. Outras marcas da empresa, como Aquafina, Brisk, Doritos e Ruffles também devem ser usados em ativações do patrocínio.
Além da NBA, o contrato inclui o patrocínio à WNBA (liga feminina), NBDL (liga de desenvolvimento) e para a seleção dos Estados Unidos.
Na China, a Tingyi, parceira da PepsiCo e maior fabricante de refrigerantes do país, irá usar a bebida Master Kong em anúncios publicitários da parceria.