Quando o rali Dacar migrou para a América do Sul, em 2009, uma das ideias era aproveitar mercados locais. No próximo ano, a prova dará um passo importante nesse sentido e acrescentará um país em seu trajeto. Além de Argentina e Chile, o percurso passará pelo Peru.
A adição foi anunciada oficialmente nesta semana, no Peru, mas detalhes ainda não foram divulgados. O investimento que viabilizou a presença do país, por exemplo, não foi revelado até o momento.
O rali migrou para a América do Sul depois de ter sofrido com ameaças terroristas e com a instabilidade política dos países em que passava. A edição 2008 chegou a ser cancelada, e a do ano seguinte foi a primeira no novo continente.
Em 2009, o rali teve três milhões de espectadores na Argentina e 600 mil no Chile. Além disso, foi retransmitido por 78 emissoras de 189 países.
Na época, já havia um plano para aproveitar o potencial de mercado do Brasil, que é um país-chave para um evento de grande porte na América do Sul. Existiam conversas até sobre uma possível inclusão do país no trajeto, mas essas propostas ainda não foram adiante.