Pesquisa da Fecomercio (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) traça o perfil do consumidor paulistano durante o período de Copa do Mundo. Segundo o estudo, 31% dos paulistanos pretendem adquirir produtos por causa do torneio. Sua área de compra é majoritariamente no comércio de rua: 68%. Shoppings aparecem em segundo, com 24%. A pesquisa também aponta uma prioridade na hora de o consumidor gastar: camisetas da seleção, ou que remetem ao time brasileiro, com 70% das compras. Artigos típicos da Copa, como bandeiras, faixas e outros acessórios, correspondem a 13% dos produtos adquiridos. Em terceiro, com 11%, ficam as televisões de alta definição, de LCD, LED e plasma. A compra de novos televisores já é uma indicação de onde o paulistano pretende assistir aos jogos: 73% irão ficar em casa durante as partidas, com familiares. Bares e restaurantes, com 9%, e o trabalho, com 8%, aparecem em segundo e terceiro lugares. Os bares, mesmo sem estar no topo da preferência, pretendem usar a Copa para arrecadar. Entre os estabelecimentos procurados, metade declarou que irá passar os jogos. Em 71% deles, serão exibidas todas as partidas (23% transmitirão apenas o Brasil e 6% preferiram os mais importantes). Promoções para atrair clientes nesse período devem ser desenvolvidas por 40% das instituições. A Fecomercio é uma entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Na pesquisa com bares foram abordadas 40 unidades nas cinco regiões de São Paulo (norte, sul, leste, oeste e centro). Para os hábitos de consumo, foram ouvidas 1091 pessoas, também nas cinco regiões.