Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Pesquisa indica que torcedores são contra volta do futebol

Além de refutar retorno, maioria dos fãs disse não estar preparada para ir a estádios

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/07/2020, às 08h36 - Atualizado às 11h36

Imagem Pesquisa indica que torcedores são contra volta do futebol

Os campeonatos estaduais têm voltado aos poucos, e o Brasileirão já tem data marcada. No Rio de Janeiro, existe até mesmo a perspectiva do retorno gradual do público nos estádios, mesmo com os índices de morte e contaminação por Covid-19 altos no Brasil. Se o esporte nacional parece mobilizado por um clima de otimismo, o mesmo não é compartilhado pelos torcedores.

Em pesquisa realizada pela agência Toluna, revelada com exclusividade à Máquina do Esporte, 634 pessoas, em todas as regiões do país, foram questionadas de forma remota sobre o retorno do futebol. O estudo mostrou que a ampla maioria da população brasileira considerou apressada a volta dos campeonatos.

Se for considerado o Campeonato Carioca, por exemplo, 77% das respostas entenderam que o torneio voltou antes do que deveria. Para o Campeonato Paulista, que voltará às atividades nesta quarta-feira (22), 68% cravaram a mesma resposta.

Campeonato Carioca 2020 não só foi retomado como já terminou antes que diversos outros estados tenham retornado às atividades (Foto: Reprodução)

Mais do que refutar o futebol, a grande maioria dos brasileiros não está preparada para voltar às arquibancadas, medida longe da realidade dos principais centros do mundo, mas encaminhada pelo governo do Rio de Janeiro para as próximas semanas. Segundo o levantamento da Toluna, 86% dos brasileiros são contra a volta dos torcedores aos estádios neste momento, com a pandemia em plena vigência.

Entre aqueles que costumam ir aos estádios de futebol, 65% responderam que não se arriscariam a ir a uma partida neste ano. Outros 16% afirmaram que iriam esperar mais algum tempo até voltar a frequentar as arenas. Apenas 18% responderam que comprariam os ingressos assim que eles fossem liberados.

Por fim, o levantamento mostrou que a maioria dos brasileiros mantém menor interesse nos campeonatos estaduais. Quase 51% das pessoas afirmaram que prefeririam que os torneios locais fossem cancelados em 2020 e 2021 para priorizar as disputas nacionais de clubes, casos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Os resultados da pesquisa da Toluna estão alinhados com o levantamento realizado por acadêmicos e especialistas do mercado, com apoio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, ainda em maio. À ocasião, foi levantado um questionário on-line com 3 mil pessoas sobre a possibilidade de retorno do futebol em meio à pandemia do Covid-19. Nas respostas, mais de 60% dos entrevistados se declararam contra o retorno imediato do futebol. Além disso, mais de 90% das pessoas afirmaram que não se sentiriam seguras em voltar a frequentar os estádios.