Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Pesquisa vê queda de publicidade nos EUA

Pesquisa vê queda de publicidade nos EUA

Redação em São Paulo - SP Publicado em 10/12/2008, às 14h00

Epicentro da crise financeira mundial, os Estados Unidos devem sofrer uma retração importante em termos de publicidade no próximo ano. A informação é do instituto Magna, que entende que o setor vai sofrer um decréscimo de 4,5% em relação a 2008, atingindo US$ 259 bilhões (R$ 624 bilhões). O principal fator da queda é, indiscutivelmente, a instabilidade financeira mundial, mas o aporte considerável dispensado nos Jogos Olímpicos e na campanha presidencial também faz diferença, segundo Robert Coen, diretor do instituto, que apresentou os resultados em uma conferência mundial. Prova disso é que a previsão de queda é quase exclusiva dos Estados Unidos. Segundo a mesma aferição, a tendência para o resto do mundo é de aumento de 2,7% no valor dos investimentos, que chegariam a US$ 382 bilhões (R$ 921 bilhões). Na soma dos dois resultados, o investimento mundial em publicidade deve bater na casa de US$ 640 bilhões (R$ 1,5 trilhão), com retração de apenas 0,3%, ressaltando o papel norte-americano no processo. De acordo com o instituto Magna, é o terceiro ano consecutivo que a verba publicitária sofre queda, número recorde desde a depressão do início da década de 1930.