Apesar de serem elementos de ambientes bem diferentes, o surfe e as florestas brasileiras estarão unidos por um projeto da Petrobras em 2011. A estatal usará o Brasil Pro Surf deste ano como plataforma para o lançamento de uma iniciativa de cunho ambiental.
Durante as cinco etapas da competição, que é a principal do surfe em “mbito nacional, a Petrobras fará uma série de atividades sobre a questão ambiental. O projeto é chamado “Surfe pelas florestas”.
O lançamento oficial do projeto será realizado na etapa da praia do Cupe, que será realizada entre os dias 8 e 12 de junho, em Ipojuca-PE. A Petrobras é patrocinadora do Brasil Pro Surf, e 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional das florestas.
“Além de cuidar da gestão ambiental dos produtos e processos, a Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental, investe em projetos que buscam a preservação dos nossos rios, florestas e também da biodiversidade marinha. Integrar assuntos tão importantes a um campeonato de surfe é uma oportunidade de juntar esforços em prol do nosso país”, disse Rosane Aguiar, gerente de programas ambientais da estatal.
Além de ações para a conscientização de surfistas e do público sobre a agenda ambiental, o novo projeto da Petrobras fará neutralização de carbono de todas as etapas do Brasil Pro Surf. A projeção da empresa é que serão plantadas 500 árvores ainda em 2011.