“O Brasil não pode perder o que já ganhou”. Com essa frase, a Petrobras apresentou nesta segunda feira o projeto Memória do Esporte Olímpico, que irá financiar nove curtas-metragens e um longa sobre o esporte olímpico brasileiro. Os roteiros poderão ser apresentados livremente à organização, que avaliará e dará aval aos escolhidos.
Ao todo, serão investidos R$ 2,8 milhões no projeto, sendo R$ 230 mil para cada um dos nove documentários. Cada filme terá 26 minutos de duração, com exceção do longa, com 52 minutos. Será dada a liberdade para cada produtora escolher o tema, desde que esse se encaixe em histórias do esporte olímpico brasileiros.
O resultado das filmagens só deve ser divulgado em 2012. A princípio, dois apoiadores irão transmitir os documentários: a Espn Brasil e Cinemateca Brasileira. No entanto, os organizadores ainda tentam colocar os filmes em televisão aberta. Por ora, a negociação que se avança é com a estatal TV Brasil.
O resgate à memória do esporte faz parte do programa “Petrobras Esporte & Cidadania”. Esse lado cultural entra como uma quarta via dos investimentos. Os outros atingiam diretamente o esporte. Tratam-se dos investimentos em esporte de alto rendimento, com patrocínio a confederações, o “Esporte Educacional”, com foco na inclusão social, e o “Esporte de Participação”, voltado para o bem-estar e interação social na população.
A diferença do patrocínio da Petrobras no caso do “Memória do Esporte Olímpico” está no modo como ele é feito juridicamente. Nesse projeto, a Lei de Incentivo ao Esporte dá lugar à Lei de Incentivo à Cultura e à Lei Rouanet, que visam incentivos fiscais às empresas que apoiam iniciativas culturais.
Apesar do tratamento ao esporte, um filme documentário entra nessa segunda categoria. A gerente de patrocínio da Petrobrás, Eliane Costa, lida com a situação como uma “articulação entre cultura e esporte”, mas não vê essa diferença no tratamento da campanha. “O modo como cada investimento entrou se deve à melhor maneira que há de se fazer isso. Mas o projeto não se distancia do programa ‘Petrobras Esporte & Cidadania’, tudo foi feito em conjunto”, afirmou.
Até mesmo a data de lançamento não teve um tratamento diferenciado. Ele foi adiantado, mas graças às questões burocráticas, não estratégicas. Nas próximas semanas, a Petrobras irá lançar mais dois projetos ligados ao programa maior.
Essa não será a primeira vez que a Petrobras misturará filmes com o esporte. Com menor proporção do que o projeto olímpico, essa foi uma das maneiras usadas pela empresa para ativar seu patrocínio ao Campeonato Brasileiro de futebol. A companhia fez pequenas filmagens de cada torcida da Série A para formar um conjunto de mini-documentários do torneio.