Jimmie Johnson pode não ser uma personalidade extremamente conhecida no Brasil. Nos Estados Unidos, no entanto, não existe nenhum atleta mais influente do que ele. O piloto da Nascar foi colocado no topo de uma pesquisa publicada nesta semana pela revista “Forbes” sobre os esportistas com mais poder midiático no país.
O curioso é que a própria reportagem da “Forbes” admite que Johnson não é carismático. Contudo, a revista lembra que o piloto tem um currículo vitorioso na Sprint Cup, principal categoria da Nascar, e ainda suscita uma proximidade com o público, que vê nele um personagem bem próximo da realidade.
Johnson possui uma capacidade de influência que permeia 25% dos entrevistados pela Encino e pela Nielsen, que realizaram o estudo a pedido da “Forbes”. Além disso, 47% das pessoas gostam ou gostam muito dele, enquanto apenas 6% não gostam ou não gostam muito.
A eleição do piloto da Nascar como o atleta mais influente dos Estados Unidos coincide com um crescimento de audiências e público da categoria automobilística. Além disso, acontece em um momento que reúne a aposentadoria do ciclista Lance Armstrong e um esc”ndalo envolvendo o golfista Tiger Woods.
A segunda posição do ranking ficou com Tom Brady, jogador de futebol americano que é casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen. A principal desvantagem que ele teve para Johnson é que 11% das pessoas disseram que não gostavam ou não gostavam muito do quarterback.
Abaixo de Brady aparecem Dale Earnhardt Junior, outro piloto da Nascar, Shaquille O’Neal (NBA) e Michael Phelps (natação).