Felipe Soalheiro assumiu a supervisão de marketing do Esporte Clube Pinheiros no início deste ano. Na última terça-feira, apresentou uma parceria entre a equipe de atletismo e a marca esportiva Asics, um dos negócios mais badalados de sua gestão. Um acordo para fornecimento de material esportivo que não envolve dinheiro e que resume o foco do departamento no atual momento: a auto-estima. Além da Asics, o Pinheiros acertou com a Gatorade neste ano um contrato para cessão de produtos aos atletas. ?Existe aquela história de que algumas coisas podem até não ajudar, mas não podem atrapalhar. A apresentação de uma equipe enjambrada às vezes pode ser prejudicial. Nós estamos aumentando a auto-estima dos nossos esportistas, e isso é um ponto importante?, explicou Soalheiro. A adoção desse modelo de negócio, segundo o supervisor, foi uma saída escolhida pelo departamento pelo momento em que o trabalho começou: ?O clube já tinha um marketing atuante, mas não especificamente esportivo. Mas no início do ano, as empresas já haviam fechado planejamento e orçamento. Isso nos fez buscar outra forma para começar o trabalho?. O tempo também direcionou o prazo do acordo com a Asics. O acordo foi assinado por um ano e será reavaliado depois desse prazo. ?Temos de conciliar as duas coisas: o planejamento de longo prazo e o interesse mais urgente. Nesse caso, vamos esperar até dezembro para olhar, avaliar o que foi esse ano de parceria e ver o que vai ser do futuro?, projetou o supervisor. Os contratos do Pinheiros com empresas são divididos em três categorias: cessão de produtos, patrocínios e acordos via Lei de Incentivo ao Esporte. Cada categoria segue um modelo próprio de captação e ativação. ?Nossa natação infantil fechou um acordo pontual com a Kellogg?s para alguns eventos. Estamos trabalhando em diferentes frentes?, completou o Soalheiro.