Atual fornecedora de pneus para a Fórmula 1, a Pirelli decidiu ampliar a atuação na principal categoria do automobilismo. Nesta quarta-feira, a fabricante italiana de pneus revelou que será também a detentora da cota de title sponsor dos grande prêmios da Espanha e Hungria na temporada de 2014.
O acordo é divulgado no melhor momento da Pirelli desde sua volta à Fórmula 1 como fabricante de pneus, em 2011. Desde aquele ano, as polêmicas em torno dos pneus usados pelos carros minaram a imagem da própria patrocinadora, que viu cinco estouros de seus produtos durante o GP de Silverstone, na Inglaterra, em 2013.
Ameaçada de não ter o contrato renovado com a FIA, a Pirelli não só renovou até 2016 o contrato de exclusividade com a F1 como inseriu cláusulas em que as equipes são obrigadas a fazerem testes específicos com os pneus antes do início da temporada, previsto para 16 de março.
Com os dois acordos, as duas provas do calendário voltam a ter um title sponsor após um ano sem patrocínios. No caso do GP espanhol, o negócio com a Pirelli é ainda mais emblemático, já que finda um ano que a prova ficou sem patrocinador pela primeira vez desde 1986. Desde aquela época, quatro diferentes empresas haviam se associado à prova: Tio Pepe (1986-1992), Marlboro (1993-2005), Telefónica (2006-2010) e Santander (2011-2012).
Na Hungria, o acordo de title sponsor resolve também um problema pontual. Disputado desde 1986, o GP da Hungria teve a cota principal de patrocínio vendida para cinco diferentes empresas desde então. Entre 1988 e 1990, a Pop 84 dava nome à prova. Ela foi substituída pela Marlboro, que ficou até 2005. Depois, a ING (2008-2009) e a Eni (2010-2012) compraram a principal cota de patrocínio da prova.
Composta por 19 etapas em 2014, a temporada da Fórmula 1 conta com oito empresas compradoras das cotas de title sponsor de grandes prêmios. As primeiras provas do ano contarão todas com patrocinadores dos nomes: Rolex (Austrália), Petronas (Malásia), Gulf Air (Barhein), UBS (China) e Pirelli (Espanha). Outras detentores de title sponsor são: Santander (Inglaterra e Alemanha), Sing Tel (Cingapura) e Eithad Airways (Abu Dhabi).
As provas que ainda não possuem patrocinador do nome são: Mônaco, Canadá, Áustria (será disputada, porém, no circuito da Red Bull), Itália, Japão, Rússia, Estados Unidos e Brasil. Desde 2009, porém, o GP brasileiro teve o aporte da Petrobras. O patrocínio da estatal ainda não é certo, uma vez que a empresa voltou a patrocinar a equipe Williams.