Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Pirelli é nova fornecedora oficial da Fórmula 1

Redação em São Paulo - SP Publicado em 23/06/2010, às 17h00

A Pirelli venceu a disputa com Michelin e Cooper Avon e foi eleita fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1. A decisão foi tomada em conjunto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pela Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota, na sigla em inglês) e pelos gestores da modalidade.

O acordo é válido por três anos, no período entre 2011 e 2013, e marca o retorno da fabricante italiana à elite do automobilismo - a última vitória com pneus Pirelli aconteceu em 1991, quando Nelson Piquet venceu o Grande Prêmio do Canadá.

Conforme exige o regulamento imposto pela FIA, a Pirelli terá de produzir seis tipos de pneu. Quatro lisos, ou slicks, compostos por materiais diferentes para superfícies secas, um para chuva e outro para tempo úmido ou pouca chuva.

Além da parceria com a Fórmula 1, a Pirelli também fornecerá pneus para a GP2 World Series, categoria que dá acesso à elite, no mesmo período.

A estratégia da fabricante italiana é sufocar as concorrentes ao fornecer materiais para as principais modalidades automobilísticas do planeta.

Entre cerca de 70 torneios nacionais e internacionais, a Pirelli está presente no GP3, no Campeonato Mundial de Rally (WRC), no Rolex Sports Car Series da América do Norte, no Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) e no Campeonato Mundial de Motocross.