A polícia chinesa envolveu a Nike no inquérito de um esc”ndalo de corrupção no futebol da região. Li Tong, diretor de marketing da companhia para o país asiático, prestou depoimento aos investigadores e foi liberado nesta sexta-feira.
No ano passado, a Nike acertou patrocínio à Superliga chinesa de futebol e se comprometeu a desembolsar US$ 15 milhões por ano. O acordo pode ser estendido por até dez anos e tem condições de atingir, com premiações, a soma de US$ 200 milhões.
O esc”ndalo de corrupção no futebol chinês foi deflagrado meses depois. No início deste ano, esse caso resultou na prisão de três dirigentes do futebol nacional, incluindo Na Yong, presidente da Associação Chinesa de Futebol.
Li Tong foi questionado justamente sobre a relação da Nike com Na Yong. Além disso, a polícia quis entender o porquê de um patrocínio tão vultoso à competição nacional. A seleção chinesa de futebol é apoiada pela Adidas, rival da companhia americana.