A ESPN e o UOL decidiram levar para o streaming a estratégia de abrir o sinal dos seus eventos durante um período para conseguir divulgar o produto e ampliar a base de assinantes. A prática é bastante comum na TV por assinatura.
Neste domingo (1°), o conteúdo da ESPN ficará disponível dentro da plataforma UOL Esporte Clube. A estratégia é clara: atrair o torcedor para dentro do sistema com a oferta de uma boa diversidade de conteúdo e, assim, convencê-lo a assinar o produto, que atualmente tem o custo de R$ 21,90 por mês.
Foto: Divulgação / UOL
A escolha da data não é aleatória. Além de ser começo do mês, quando há mais dinheiro no bolso do torcedor, neste dia haverá diversos eventos exclusivos da ESPN com transmissão ao vivo. Entre as atrações estão partidas das oitavas de final do US Open de tênis, jogos da Premier League, como o clássico Arsenal x Tottenham, além de competições de outros esportes como a Major League Baseball (MLB), a Volta da Espanha (La Vuelta) de ciclismo e o Campeonato Europeu feminino de vôlei. Outro atrativo do dia será a abertura do sinal para o programa de comentários Linha de Passe, que vai repercutir a rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro.
A estratégia de abrir o sinal é feita regularmente pelas operadoras de TV paga quando precisam ampliar a base de assinantes de determinado serviço extra. No caso do UOL, é a primeira vez que uma ação desse tipo é realizada. O site disponibiliza, além dos canais ESPN, a progamação do Esporte Interativo e, também, do Fox Sports.
A oferta do conteúdo via streaming é uma forma de a empresa não ficar para trás na concorrência com a Globo.com. Já para os canais de esportes, vender o serviço auxilia a recuperar a queda de arrecadação na TV por assinatura.