Ao contrário do que se poderia prever, o Ourinhos Basquete não está tendo vida fácil na Liga de Basquete Feminino (LBF), torneio nacional inaugurado no fim de 2010. Com cinco títulos nacionais consecutivos entre 2004 e 2008, a equipe do interior de São Paulo está no quarto lugar e decidiu estimular a presença do público no ginásio para vencer.
Como a liga ainda está na primeira edição e precisa se consolidar no cenário nacional, o clube optou por tornar ingressos gratuitos, com o intuito de manter a casa sempre cheia – próxima da lotação máxima, de duas mil pessoas. Anteriormente, as entradas custavam R$ 5, e agora há até prêmios para quem estiver presente nos jogos.
O Ourinhos criou carnê gratuito para torcedores. Àqueles que comparecerem às partidas do time, serão sorteados produtos como notebook, GPS e bicicleta. “Queríamos promover o festival sem cobrar ingresso, para não parecer que estávamos vendendo o prêmio”, explica Júlio Henrique Barbin, presidente da equipe.
Apesar do sucesso em termos de público presente, a renda desperdiçada com as bilheterias não é compensada. A direção do Ourinhos, no entanto, acredita que vale o esforço para manter o ginásio sempre lotado e garante não enfrentar problemas financeiros para manter a equipe, que detém oito patrocinadores.