O UFC anunciou a parceria com uma nova agência para a operação de eventos no Brasil. A liga de MMA fechou com a IMM, a filial da WME/IMG que, no país, atua com uma joint venture com a empresa árabe Mubadala.
Em julho deste ano, a WME/IMG confirmou a compra do UFC por US$ 4 bilhões. Desde então, a agência tem passado às suas filiais a função de expandir comercialmente o MMA em diversos mercados pelo mundo.
A IMM ficará responsável pela operação de todos os eventos do UFC realizados no país, com a responsabilidade de fazer a venda de patrocínio e de gerir a comercialização de ingressos para as lutas disputadas no país.
Essa é a quarta agência que administrará os eventos no Brasil para o UFC em um período inferior a dois anos. Ainda com Grace Tourinho no comando, como CEO, a liga de MMA contava com a parceria com a 9ine, que se retirou no fim de 2015 após o contrato entre a entidade e a Reebok.
E a 9ine substituiu justamente a filial da IMG no Brasil. Entre 2010, quando a marca UFC foi lançada no país, e 2013, a agência da entidade era a IMX, na época que a empresa ainda era unida com o Grupo EBX, de Eike Batista.
Em seguida, já com Giovani Decker no comando, o UFC resolveu dividir os eventos entre duas empresas. A Go4it e a Try chegaram com funções semelhantes: buscar novos parceiros comerciais para os eventos realizados no Brasil.
A maior diferença esteve no número de eventos montados, já que, sob o comando de Decker, o UFC resolveu diminuir o número de lutas no país e ter maior valorização em cada encontro.
O executivo, no entanto, pediu demissão em setembro deste ano, após 18 meses no comando do UFC no Brasil. Decker alegou falta de autonomia para trabalhar, entre outros problemas com o comando da liga americana.
Ainda sem um novo CEO no Brasil, o UFC convocou Joe Carr, vice-presidente internacional da entidade, para comentar o acordo com o IMM. “A parceria vai aumentar as nossas capacidades de patrocínio e venda de ingressos nesse mercado, enquanto permite que o time do UFC em São Paulo mantenha seus esforços no crescimento da marca, na produção de conteúdo e no desenvolvimento de atletas locais”, explicou.
O primeiro evento com a IMM no comando será no dia 11 de março, em Fortaleza.