Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Por coronavírus, Maratona de Tóquio restringe prova à elite

Dos 37,8 mil corredores inscritos, apenas 206 poderão largar em 1º de março

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 18/02/2020, às 09h17 - Atualizado às 12h17

Imagem Por coronavírus, Maratona de Tóquio restringe prova à elite

A preocupação de um contágio generalizado do coronavírus obrigou os organizadores da Maratona de Tóquio, que acontece no próximo dia 1° de março, a tomarem uma decisão radical. Em vez de quase 38 mil corredores, a prova terá a presença somente de 206 atletas de elite, sendo 176 nas categorias masculina e feminina, e outros 30 corredores em cadeiras de rodas.

"Foi uma decisão difícil, mas era tudo o que poderíamos fazer", declarou Tadaaki Hayano, diretor da prova, depois do anúncio feito pela organização.

Considerada uma das seis principais corridas de maratona do mundo, a prova de Tóquio foi restrita a atletas de elite por conta do aumento de casos de coronavírus no Japão. O país é o segundo com maior incidência do vírus após a China.

Foto: Reprodução

Além da restrição da prova aos atletas de elite, todos os demais eventos paralelos que aconteceriam nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro foram cancelados pela organização. Entre eles está a feira da corrida e três provas de curta distância, que são utilizadas pela organização para ampliar o alcance da corrida ao público.

Com a decisão, os cerca de 38 mil atletas amadores inscritos para a prova ganharam, automaticamente, o direito de correr a maratona em 2021. Quem desistir de participar não terá direito a reembolso, segundo os organizadores. A inscrição custa US$ 150 para atletas japoneses e US$ 165 para corredores do exterior. Para a edição de 2020, haviam sido feitos mais de 300 mil pedidos de participação.

Os atletas que tinham sido contemplados no sorteio deste ano e já haviam decidido postergar a inscrição para 2021 terão, agora, de pagar a taxa de inscrição para poderem garantir a participação na Maratona de Tóquio do ano que vem.