A criação de uma gincana sobre alimentação saudável foi a principal novidade instituída pela Danone na edição 2013 da Copa das Nações Danone. E isso diz muito sobre o que a competição de futebol amador representa para os planos de comunicação da empresa do segmento alimentício. Em busca de uma mudança de cultura, a companhia elegeu o campeonato como grande aposta no mercado brasileiro.
A Copa das Nações Danone é organizada globalmente há 14 anos. A competição reúne 32 países, com participação de 2,5 milhões de garotos entre dez e 12 anos. Em 2013, a fase final do torneio será realizada no estádio Wembley, na Inglaterra.
A despeito de a empresa não divulgar números, a Copa é a maior aposta que a Danone faz no esporte brasileiro. Sobretudo porque o grande objetivo da empresa no país não é ganhar participação de mercado, mas aumentar os números de todo o segmento.
“A Copa é uma plataforma para falarmos sobre alimentação saudável, que é a razão de a nossa empresa existir”, explicou Cesar Tavares, diretor de marca da Danone. “Nós estamos falando de mudar a cultura, e mudar cultura é difícil. A Copa tem um papel fundamental para isso, é nós acreditamos muito”, completou o executivo.
Atualmente, a média de consumo anual de iogurtes no Brasil é de sete quilos. A quantidade é três vezes inferior ao volume da Argentina, por exemplo, e seis vezes menor do que o índice da França.
Aumentar essa média de consumo é a grande aposta da Danone para o curto prazo no Brasil. Em 2013, a companhia espera bater pela primeira vez a marca de R$ 2 bilhões em faturamento no país. No ano seguinte, o objetivo é superar a Espanha e transformar o local na terceira maior operação da empresa no planeta, atrás de Estados Unidos e França.
Como ponto chave nessa estratégia, a Copa Das Nações tem recebido grande ênfase nos planos da Danone. E todas as inovações na competição são focadas, como a gincana sobre alimentação saudável, na criação de hábitos alimentares mais condizentes com os produtos da empresa.
No Brasil, a Copa das Nações Danone é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Nordeste. A fase final do torneio nacional será realizada entre os dias 8 e 9 de junho, em São Paulo.
A Copa das Nações é apadrinhada mundialmente pelo ex-jogador francês Zinedine Zidane. No Brasil, o embaixador do evento é Cafu, capitão da seleção brasileira que venceu a Copa do Mundo em 2002.
Para saber mais sobre o evento e os planos da Danone, assista nesta terça-feira, às 18h30, o programa Máquina do Esporte no canal Bandsports!