O Barcelona elegeu a América como uma de suas prioridades em seu projeto de expansão pelo mundo. Por conta disso, o clube irá abrir no México sua primeira loja oficial no exterior. A inauguração deve ocorrer no final de outubro. O empreendimento será tocado em conjunto com a agência de marketing esportivo Capital MX.
Ainda não foi confirmada a localização exata da instalação comercial, nem o espaço que irá ocupar. A escolha do México não foi casual, já que as vendas de produtos oficiais no país dispararam nos últimos anos. O faturamento no país com produtos licenciados representa 1,25% do total arrecadado pelo clube em 2014.
A iniciativa segue a fórmula estabelecida pelo presidente do clube, Josep Maria Bartomeu que é o de procurar sempre sócios locais, que conheçam o mercado. Após a primeira unidade, a Capital MX, segundo o portal Fashionmag, estaria prospectando abrir novas unidades da loja oficial do Barcelona pelo país.
Segundo a publicação, além do México, a agência de marketing também teria adquirido o direito de comercializar produtos do clube espanhol nas Américas Central e do Sul. Além da loja física, a Nike também se associou ao Grupo Martí para lançar a loja online do clube no país.
O empreendimento do Barcelona segue os passos do Real Madrid, que se associou ao mesmo grupo para abrir, também no México, sua primeira loja fora da Espanha. No caso do clube merengue, a Capital MX assinou contrato por cinco anos.
Com a crise na Espanha e a expansão global do clube, a participação do exterior nas vendas de produtos oficiais do Barcelona passou, em três anos, de 5% para 10,13% do total na temporada 2013/2014.