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Por internacionalização, clubes da LaLiga "abraçam" TikTok

Rede social chinesa é novo trunfo das equipes para alcançarem escala global

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 13/03/2020, às 07h42 - Atualizado às 10h42

Imagem Por internacionalização, clubes da LaLiga "abraçam" TikTok

Os clubes da LaLiga estão cada vez mais de olho na internacionalização de suas marcas. Se até pouco tempo atrás, Barcelona e Real Madrid eram os dois únicos times do país conhecidos em qualquer lugar, atualmente o cenário já é bem diferente. E a estratégia de se tornar uma marca global passa, e muito, pelas redes sociais, em especial a "nova sensação" chinesa, a plataforma de vídeos curtos TikTok, que já está chegando perto de 2 bilhões de downloads.

A LaLiga foi uma das primeiras grandes ligas europeias a abrir um perfil na rede social. Em agosto do ano passado, usou a plataforma para ativar a nova temporada que estava para começar e também a nova bola fabricada pela Puma. Desde então, passou a ter uma vertiginosa taxa de crescimento graças a vídeos focados em diversão e criatividade. Atualmente, mais de 1 milhão de seguidores já desfrutam do conteúdo original da liga espanhola no TikTok, o que também abriu os olhos de clubes como Atlético de Madrid, Sevilla e Real Sociedad.

"Nossos fãs sempre respondem quando abrimos um novo espaço oficial, mas neste caso a recepção foi ainda mais espetacular. O crescimento em termos de número de seguidores está sendo importante (já são quase 40 mil). Mas, acima de tudo, o que se destaca é o número de visualizações. Em nenhuma outra rede social detectamos essa demanda por conteúdo", contou Alejandro Ugarrio, chefe de desenvolvimento digital do Atlético de Madrid.

Foto: Reprodução / TikTok (@atleticodemadrid)

"É muito mais rápido. O usuário quer ver algo que dura no máximo de 15 a 20 segundos. Está se tornando uma rede social que também alimenta outras plataformas, como o Twitter ou o YouTube, especialmente com vídeos geralmente virais", afirmou José Ángel Risco, chefe de toda a área de redes sociais do Sevilla.  

"Vimos que é uma rede social muito visual, portanto o conteúdo precisa ser diferente do que publicamos no Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo. Procuramos vídeos curtos e atraentes, que sirvam para interagir com o usuário. No TikTok, damos uma abordagem diferente ao nosso conteúdo rotineiro e, por enquanto, o resultado está sendo positivo", disse Beñat Escribano, gerente de redes sociais da Real Sociedad.

Com uma visibilidade um pouco menor na mídia, até os times da segunda divisão espanhola também começaram a apostar na rede social chinesa. O maior exemplo é o Cádiz, atual líder na tabela de classificação e que tem grandes chances de estar na elite na próxima temporada. O clube criou inclusive um plano estratégico de comunicação específico para o TikTok.

"É a imagem que prevalece, não mais a mensagem. É uma rede para observar o melhor de cada local e se comunicar de uma maneira completamente diferente. Além disso, percebemos que as campanhas internacionais funcionam melhor que as nacionais. O TikTok serve para demonstrar que, em um clube, o futebol não é a coisa mais importante. Um treinamento diferente, uma ação especial ou um simples gesto com a música certa são capazes de transmitir muito mais do que notícias sobre como somos", resumiu José Grima Peña, diretor de comunicação do Cádiz.