A empresa chinesa de máquinas de construção Zoomlion voltou a apostar no automobilismo neste ano para abrir novas possibilidades de fazer negócios no Brasil. A companhia possui uma joint venture com a Brasil Máquinas (BMC) e ambas estarão juntas também no aporte feito à BMC Racing, que competirá a Copa Caixa Stock Car deste ano.
Em 2011, a Zoomlion já esteve presente no automobilismo com o aporte dado pela parceira ao piloto Galid Osman, na Copa Montana. Neste ano, os investimentos foram ampliados, e a empresa terá dois carros na pista da Stock Car. Dessa vez, a exposição estará separada. Enquanto o veículo de Tuka Rocha mantém a marca da BMC, a companhia chinesa estará estampada no veículo de Galid Osman.
Ainda que ganhe maior destaque neste ano, a Zoomlion não se mantém no esporte pela exposição de sua marca. Para a empresa, o que há de maior import”ncia no investimento está na capacidade de os eventos criarem novos negócios em seus camarotes, como explicou o diretor de equipamentos da empresa, Marcelo Antonelli.
“Os clientes vêm para o camarote, e há uma abordagem na corrida. Algumas negociações saem no próprio camarote. Por incrível que pareça, já houve casos de vendas nos locais. Mesmo quando os negócios não são fechados, as semanas seguintes das conversas são sempre produtivas”, afirmou Antonelli.
Neste ano, a Zoomlion também estará na Fórmula Indy. Na competição, a estratégia será mantida, pelo menos na edição realizada em São Paulo. As empresas terão um camarote no Anhembi, onde a prova será realizada, e a estrutura não deverá ser diferente das utilizadas na Stock Car.
O uso de camarotes para fazer negócios não será exclusividade da Zoomlion. A BMC, que passou a investir no automobilismo há apenas um ano, também não deverá se limitar a expor sua marcas nos carros da Stock Car. “O objetivo é levar clientes para fazer relacionamento e novos negócios”, garantiu o vice-presidente executivo da empresa, Christiano Kunzler.
Neste ano, a BMC anunciou a construção de uma fábrica da Zoomlion no Brasil por meio de uma joint venture entre as duas empresas, assim como já havia acontecido entre a companhia brasileira e a Hyundai. Os investimentos para o novo empreendimento chegaram a R$ 20 milhões.
Leia mais: