Em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a Adidas lançou, nesta sexta-feira (27), novos modelos de camisa para os times femininos de Flamengo e São Paulo. Em tom cor-de-rosa, os uniformes dos dois clubes foram inspirados no movimento global Outubro Rosa, que prega a conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero.
Em um formato inédito, tanto Flamengo como São Paulo aceitaram “abandonar” as particularidades de cada uniforme e assumir uma silhueta única, predominantemente cor-de-rosa, com as três listras características da marca em preto nas laterais. A única diferença entre as duas camisas é o escudo de um e de outro clube do lado esquerdo do peito.
Outra iniciativa fora do padrão por parte da Adidas foi fazer o lançamento com fotos de jogadoras dos dois times juntas, entre elas a atacante Cristiane, do São Paulo. Ainda fazem parte da campanha as influenciadoras digitais Dora Figueiredo e Gessica Justino, assim como a cantora de funk Mc Rebecca.
De acordo com a Adidas, 5% da renda obtida com a venda dos produtos será revertida para a FEMAMA, associação civil sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama no país, na tentativa de reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.
“O objetivo dessa parceria é despertar a atenção dos torcedores para a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, duas das doenças mais comuns entre as mulheres no Brasil e no mundo. Acreditamos que o tema é relevante e é o momento de nos unirmos à FEMAMA para aumentar a rede de incentivo, apoio e cuidado a mulheres nos momentos de prevenção e tratamento das doenças”, explicou André Campos, head de futebol da Adidas Brasil.
“A edição deste ano do Outubro Rosa da FEMAMA tem como mote principal a hashtag #MeTrateDireito e visa estimular o empoderamento dos pacientes, pautada na busca por um tratamento personalizado, na luta pelo respeito enquanto paciente com câncer e na defesa pelos seus direitos como ser humano. O câncer de mama é o mais incidente entre mulheres, por isso as camisas da Adidas representam uma grande oportunidade de ter torcedores de dois dos maiores times do Brasil lançando olhares atentos à causa do câncer de mama e aos desafios enfrentados na assistência oncológica do país”, destacou Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA.
As camisas começarão a ser vendidas na próxima terça-feira (1º de outubro) no e-commerce e nas lojas físicas oficiais da Adidas, além das lojas oficiais de Flamengo e São Paulo. O valor é de R$ 249,99.
A marca ainda aproveitará o fato dos dois clubes se enfrentarem neste sábado (28) pelo Campeonato Brasileiro masculino para divulgar a iniciativa. No intervalo do jogo no Maracanã, atletas dos dois times entrarão em campo com o novo uniforme.
Por último, a Adidas ainda promete apoiar o Outubro Rosa durante todo o mês de outra forma. Até o dia 31, todos os atletas que atuam nos times masculinos de Flamengo e São Paulo usarão chuteiras personalizadas com o laço rosa, tradicional símbolo da campanha.
Fotos: Divulgação / Adidas