Portuguesa do Rio irá expandir arena por Copa

Entrada do estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro

Entrada do estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro

A Portuguesa do Rio de Janeiro está se preparando para auxiliar o Estado no período que antecede a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O clube está expandindo e modernizando o estádio Luso-Brasileiro para abrigar partidas do Campeonato Estadual e do Campeonato Brasileiro enquanto Maracanã e Engenhão estiverem em obras.

A arena atualmente possui cerca de cinco mil lugares e a meta é que a capacidade máxima seja aumentada para 25 mil pessoas. O estádio tem vantagens em relação à acessibilidade, por estar próxima ao aeroporto de Galeão e à linha vermelha. A alternativa que já foi usada em outras oportunidades, em Volta Redonda, está muito distante de clubes e torcida.

O projeto já foi aprovado e agora está em fase de captação de recursos. Para provar que o tr"nsito de veículos nos arredores não seria um empecilho, foi utilizado o exemplo de 2005, quando o local foi usado por Flamengo e Botafogo em campeonatos. À época, foram construídas arquibancadas provisórias, de metal, que já foram retiradas e serão substituídas por estruturas de concreto, definitivas.

O estádio Luso-Brasileiro, expandido, também poderia abrigar partidas de determinadas modalidades durante os Jogos Olímpicos de 2016, como o hóquei, ou servir de campo de treinamento para seleções durante a Copa do Mundo de 2014. "O Rio vai sediar vários eventos e carece de boas arenas", define João Henrique Areais, coordenador do projeto.