Pensando em surpreender o público nacional, o departamento de marketing da Portuguesa instituiu uma meta de ideias inovadoras a serem postas em prática. A equipe se propôs a lançar ao menos uma grande ação de marketing por ano, e a aposta de 2011 já possui um modelo: colocar na camisa os nomes dos sócios rubro-verdes.
O clube paulista pretende estimular o fã a se associar ao novo programa de sócios-torcedores, em fase final de formatação, ao oferecer a possibilidade de estampar o próprio nome na camisa da equipe. Mais detalhes devem ser divulgados em meados de fevereiro, quando o programa deve ser concluído e divulgado.
Ainda não se sabe exatamente como funcionará o benefício, contudo. Ao contrário do que fez o Corinthians em 2008, quando foi promovido à Série A do Campeonato Brasileiro e colocou fotos de torcedores na camisa, em espaço comercializado pelo marketing, a Portuguesa deve optar por estampar apenas o nome do filiado contemplado.
A ideia inovadora de 2011, entretanto, não é tão nova assim. Em agosto de 2010, quando ainda não havia encontrado patrocinador para inserir na camisa tricolor, o São Paulo sorteou 18 sócios-torcedores e colocou os respectivos nomes nas peças vestidas pelos atletas na partida contra o Cruzeiro. A iniciativa teve como objetivo valorizar o associado.
A meta de inovações, de acordo com a Portuguesa, tem sido cumprida com sucesso. Em 2010, o clube paulista lançou terceira camisa com tecnologia de realidade ampliada em parceria com a Penalty. Em 2008, cogitou-se a inclusão de nomes de torcedores na camisa, mas a Portuguesa abortou a ideia devido ao rebaixamento à Série B.