O projeto Breaking2, da Nike, que visa correr a maratona em menos de 2 horas, não terá seu tempo ratificado como recorde mundial pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
A marca de material esportivo anunciou o projeto no final do ano passado. A ideia foi montar uma equipe multidisciplinar, integrada por especialistas das áreas de biomecânica, treinamento, fisiologia, design e engenharia, para conseguir a façanha.
Na semana passada, a Nike anunciou o autódromo de Monza, na Itália, com uma pista de 2,4 km, como o palco da iniciativa. Segundo a empresa, um conjunto de fatores, como altitude, temperatura e pressão do vapor encontrados no local, são os ideais para a obtenção da marca.
A Iaaf, porém, não deve avalizar o local. A entidade explica que para que um percurso seja oficializado, é necessário mais do que a simples medição da distância, mas que outras regras para corridas de rua sejam obedecidas e ratificadas por entidade oficial.
“Há muitos percursos pelo mundo que contam com certificados de medição internacionais, mas que não são aprovados para provas. E se uma corrida não é validada pelo menos por uma federação nacional de atletismo e [a prova] não for realizada sob as regras da Iaaf, não é preciso dizer que uma marca alcançada lá não será ratificada como recorde mundial”, afirmou Yannis Nikolaou, gerente de comunicações da Iaaf, à Máquina do Esporte.
A Nike, porém, afirma que a sua intenção não é um recorde oficial, mas mostrar que o homem tem condição de superar essa barreira. “A tentativa real não será um recorde mundial oficialmente sancionado. Acreditamos que [a iniciativa] vai mostrar o potencial para quebra-lo e permitir que os tempos oficiais no futuro caiam”, afirmou a empresa.
Para a Nike, a ideia do projeto Breaking2 é mais ampla do que a busca do recorde. “Ao tentar quebrar a barreira de 2 horas da maratona, podemos desafiar a percepção do que é possível no esporte, redefinir as expectativas em produto e obter uma visão incrível para a corrida. Esses aprendizados podem ser aplicados em tudo o que fazemos, de produtos a serviços, para, finalmente, ajudarmos os corredores a serem melhores”, disse a marca de material esportivo.
Além da Nike, a Adidas também já anunciou um projeto para superar a barreira das 2 horas na maratona. Ao contrário da concorrente, porém, a marca alemã informou que tentará o recorde mundial em alguma prova que já patrocina, caso da Maratona de Berlim e de Dubai.