A Samsung anunciou no início de abril deste ano que não vai seguir como title sponsor da Diamond League. Mais de um mês depois, a federação internacional de atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) ainda não encontrou um substituto. No entanto, isso não tem sido motivo de grande preocupação para a entidade.
“Não é uma questão de vida ou morte”, resumiu Lamine Diack, presidente da Iaaf. “O atletismo está se adaptando a uma nova realidade”, completou o dirigente.
O valor do patrocínio da Samsung nunca foi revelado oficialmente, mas a empresa investia cerca de US$ 4,5 milhões (R$ 9,1 milhões) anuais na Diamong League. O primeiro temor era que a saída da empresa afetaria a capacidade de a Iaaf bancar os US$ 8 milhões (R$ 16,17 milhões) que a entidade distribui em prêmios por temporada.
“A Diamond League foi criada pela Iaaf. A Samsung fechou um patrocínio, o que foi bom, mas eles mudaram de ideia por alguma razão. Então, ok, a Iaaf está voltando”, disse Dahlan al Hamad, presidente da federação de atletismo do Qatar, ao site “Insidethegames.biz”.