Sandro Rosell, presidente do Barcelona, deu nesta semana uma sugestão curiosa para amenizar a crise financeira do futebol espanhol. Segundo ele, o país precisa começar a discutir uma redução no número de times que disputam o torneio local.
Segundo Rosell, a liga deveria ser reduzida gradualmente até chegar a 16 times. Atualmente, o Campeonato Espanhol é disputado por 20 equipes.
“Com menos times, podemos aumentar a competitividade e reduzir os gastos com salários de atletas”, opinou Rosell em entrevista à agência “Reuters”.
A situação econômica do futebol espanhol se agravou neste ano, potencializada pela crise econômica do mercado europeu. Com muitos clubes sem patrocínio, ao menos seis (Mallorca, Zaragoza, Real Betis, Rayo Vallecano e Granada) pediram ajuda de credores.
Rosell também questionou o modelo de venda de direitos de mídia do futebol espanhol. A comercialização atualmente é feita de forma individual, o que favorece times populares, casos de Barcelona e Real Madrid.
“Em algum momento, nos próximos três, quatro ou cinco anos, vamos ter de colocar todos os times juntos e dividir as receitas como fazem a Série A [Itália] e a Premier League [Inglaterra]”, finalizou o mandatário do Barcelona.