Primeiro clássico paulista na TV mantém Ibope na média

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro deste ano, rede Globo e rede Bandeirantes exibiram para São Paulo um clássico paulista. Na última quarta-feira, Santos e Corinthians fizeram a partida atrasada da quinta rodada, transmitida em um dia que, originalmente, só haveria Sul-Americana. O que teria potencial de Ibope alto, no entanto, não se confirmou.

A partida registrou 26 pontos de média no Ibope na Globo e sete pontos na Bandeirantes. O número não pode ser considerado baixo, mas não se configurou como o mais alto do torneio, como poderia se esperar, considerando que a partida envolvia duas das quatro maiores torcidas de São Paulo e que o Corinthians está na luta pela liderança do torneio.

Alguns fatores atrapalharam a partida. Primeiramente, a ausência de três titulares do clássico. Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ralf têm sido protagonistas de seus times, mas estiveram na Alemanha servindo a seleção brasileira. Outro fator foi a qualidade da partida, um 0 x 0 com poucas oportunidades de gols.

Um exemplo de partida de quarta-feira que teve audiência semelhante foi há duas semanas, com Coritiba e São Paulo. Nesse caso, Bandeirantes ficou com seis pontos, e Globo com 27 de média. O recorde da competição permanece com Bahia e Corinthians, com 28 pontos na Globo e seis na Band.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.