A multinacional Procter & Gamble (P&G) anunciou nesta quarta-feira um contrato de patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A empresa já havia patrocinado os Jogos Olímpicos de inverno deste ano, realizados em Vancouver, e agora terá sua marca associada a todas as competições realizadas pela entidade até 2020.
O investimento nos Jogos Olímpicos de inverno, aliás, teve papel decisivo nessa negociação. A P&G identificou incremento de US$ 100 milhões em seu lucro neste ano por conta da exposição de suas marcas na competição realizada em Vancouver.
“Os Jogos Olímpicos falam para uma audiência de massa, de milhões de espectadores em todo o planeta. Estou seguro que a P&G se beneficiará muito desse acordo”, disse Jacques Rogge, presidente do COI, em entrevista coletiva.
O acordo possibilitará à P&G a ampliação da campanha realizada pela companhia em Vancouver. O projeto “Obrigado mamãe”, desenvolvido pela empresa no Canadá, usou parentes de atletas que disputaram a competição para falar sobre o desenvolvimento dos esportistas desde a inf”ncia. Isso serviu como mote para falar da import”ncia dos produtos do grupo.
“Por trás de cada atleta há uma história inspiradora de luta, esforço e sacrifício, que também faz parte de sua família”, afirmou Marc Pritchard, vice-presidente global de marketing da P&G.
Fundada em 1837, a P&G é uma companhia multisetorial. A empresa começou como uma fábrica de velas e sabões em barras, e em 1859 já registrou faturamento na casa de US$ 1 milhão. Atualmente, com operação em 80 países, o grupo atua em 20 segmentos diferentes de produtos.
O patrocínio inclui 22 marcas do grupo, que geram mais de US$ 1 milhão em vendas anuais. A companhia contratará mães de 25 atletas espalhados pelo mundo, e já vai começar a repetir nos Jogos da Juventude, em Cingapura, em agosto de 2010.
“Sabemos que os ótimos resultados obtidos em Vancouver se devem a muito mais do que a um patrocínio. Para a P&G, trata-se de uma verdadeira parceria com o COI para melhorar as vidas dos atletas, suas mães e familiares, ao mesmo tempo em que levamos o movimento olímpico aos quatro bilhões de consumidores globais que nossas marcas já atendem”, disse Pritchard.