Há menos de uma semana a Globo, que detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo da África do Sul no Brasil, lançou um aplicativo gratuito para iPhone, iPod Touch e iPad. Denominado de Central da Copa, em referência ao programa da emissora que traz notícias do Mundial, o ‘app’ já é o mais baixado pelos brasileiros no iTunes.
O iTunes é o sistema usado pela Apple para os aplicativos de seus aparelhos. Quem possui um iPhone, por exemplo, precisa necessariamente baixar os programas na App Store, o sistema do iTunes com esse propósito. O futebol, por sinal, tem feito sucesso na loja virtual da empresa americana. No Brasil, o terceiro colocado é o “Digitel Vuvuzela”, também gratuito, e que reproduz o som das cornetas sul-africanas. O iBook está em segundo lugar.
Com tabelas, notícias, vídeos e fotos, o Central da Copa usa uma tela sensível ao toque semelhante à utilizada no programa da emissora carioca. Durante as notícias, o apresentador Tiago Leifert utiliza uma mesa com essa tecnologia para colocar as informações que deseja no telão exibido ao público.
Apesar do sucesso imediato da nova ferramenta, a Globo deu mostras que ainda engatinha ao fazer marketing com os aparelhos da Apple. O aplicativo foi lançado após o término de toda a primeira fase do Mundial e a versão final não possui configurações adequadas ao recém lançado iPad, com tela maior, de quase dez polegadas. A promessa da emissora é de que seus próximos lançamentos no iTunes terão esses detalhes corrigidos.