O Projeto Fórmula Indy, plataforma de promoção, negócios e imagem de produtos, promoverá encontros entre representantes de seis empresas brasileiras e 32 companhias estrangeiras no próximo fim de semana em Toronto, no Canadá, onde será disputada mais uma corrida. A iniciativa é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e deve gerar cerca de R$ 425 milhões em negócios para o Brasil, nos doze meses seguintes à ação.
Além de Toronto, durante a atual temporada, o Projeto Fórmula Indy já promoveu encontros nas etapas de Saint Petersburg (EUA), São Paulo e Indianápolis (EUA). O Projeto também desenvolverá ações nas corridas de Sonoma, Baltimore, Houston e Fontana, todas nos Estados Unidos.
Também fazem parte das iniciativas do Projeto Fórmula Indy ações paralelas de promoção comercial nos dias que antecedem algumas dessas etapas, como seminários para atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil e rodadas de negócios com empresas comerciais exportadoras (tradings).
Participam da ação empresas dos setores de economia criativa; alimentos, bebidas e agronegócios; tecnologia e saúde; e máquinas e equipamentos, além de duas entidades setoriais: Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Instituto de Promoção do Desenvolvimento de Org”nicos (IPD), que terá em sua programação visitas técnicas e encontros de relacionamento (networking) nos dias que antecedem a prova de Toronto.
“O Projeto Fórmula Indy utiliza o marketing de experiência para consolidar os negócios das empresas brasileiras e para aprimorar o contato dos exportadores com seus clientes estrangeiros. Com isso, as empresas mantêm os clientes já conquistados e ampliam a possibilidade de realizar novos negócios com vantagens sobre a concorrência internacional”, explicou o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Criado em 2009, o Projeto Fórmula Indy vem apresentando resultados crescentes no estímulo às exportações das empresas brasileiras. Naquele ano, foram gerados R$ 768 milhões em negócios. Em 2010 e 2011, os resultados decorrentes da participação das empresas brasileiras nas ações ficaram em R$ 1,3 bilhão e R$ 2 bilhões, respectivamente. Em 2012, esse número chegou a R$ 2,5 bilhões.