A queda precoce do Paris Saint-Germain na Champions League em um jogo polêmico diante do Manchester United nesta quarta-feira (6) não atrapalhará em nada a estratégia certeira da Nike com o clube na atual temporada. A escolha da fabricante americana de colocar a marca Jordan na camisa do clube francês na disputa da competição europeia se mostra cada vez mais um case de extremo sucesso no mundo do marketing esportivo.
De acordo com números divulgados pela Nike, o PSG superou um milhão de camisas vendidas após adotar a estratégia, batendo um recorde “pessoal”. O principal impacto foi notado nos Estados Unidos. No país, houve um aumento de 470% nas vendas da camisa do clube parisiense. Os números já vinham impressionando desde o primeiro final de semana de vendas, quando chegou a 40 mil unidades comercializadas.
Segundo a mídia americana, o fato de estrelas do esporte do país terem “adotado” a camisa também ajudou na popularidade. Nomes conhecidos da NBA, como Ben Simmons (Philadelphia 76ers), Draymond Green (Golden State Warriors) e Nicolas Batum (Charlotte Hornets) foram clicados com o manto do PSG nos últimos meses.
Se forem levados em consideração os números da última temporada, mesmo com toda a pompa da chegada de Neymar, fica ainda mais claro o tiro certo da Nike. Em 2017/2018, a marca havia comercializado “apenas” 800 mil camisas, resultado considerado decepcionante pela fabricante.
Com as vendas ultrapassando um milhão de camisas, o PSG alcança um grupo seleto e entra no Top 5 de clubes que mais comercializam este tipo de produto mundialmente. À frente dos franceses estão apenas Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United, este último o algoz parisiense nas oitavas de final da Champions League.