Com direito a muita festa, Manaus é a primeira cidade a assinar contrato para receber o futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A oficialização acontece quatro meses após os manauaras conseguirem a aprovação da Fifa para participarem do evento-chave do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A formalização do acordo para seis jogos transforma a capital do Amazonas na segunda cidade olímpica mais distante da sede principal do evento: 4,2 mil quilômetros separam o Rio de Janeiro de Manaus.
Nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, as provas de hipismo foram transferidas para Estocolmo, na Suécia, por conta de problemas com a legislação local. Os cavalos teriam de passar por um período de quarentena antes das competições, inviabilizando a realização da modalidade na cidade australiana.
Foi a única vez que a mesma edição dos Jogos Olímpicos aconteceu em continentes diferentes, com distância de 15,5 mil quilômetros. Além disso, o hipismo foi disputado cinco meses antes do restante das competições.
Pequim e Hong Kong também “dividiram” o hipismo em 2008 com 1,9 mil quilômetros de distância. Nos Jogos de Moscou, na Rússia, as provas de vela aconteceram em Talin, capital da Estônia. As cidades estão separadas por pouco mais de mil quilômetros.
São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador são as outras sedes do futebol nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, mas ainda estão à espera da assinatura do contrato. A Fifa já definiu Arena Corinthians, Mané Garrincha, Mineirão, Itapaiva Arena Fonte Nova, Engenhão e Maracanã como os estádios olímpicos. Em Manaus, os jogos acontecerão na Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo de 2014, nos dias 4, 7 e 9 de agosto, em rodadas duplas.