A derrota do Brasil para a Bélgica representou o pior índice de audiência da Globo em jogos do país nesta Copa do Mundo. Em São Paulo, a emissora teve 53,7 pontos na média da medição prévia do Ibope, com 79% de participação nas TVs ligadas no período do jogo.
Foi a primeira vez que um jogo do Brasil nesta Copa deu menos de 80% de share de TVs ligadas. Isso não significa, porém, que menos pessoas viram à partida. Nas fases finais, geralmente, os torcedores se reúnem para ver o jogo, o que faz reduzir a audiência. Os números consolidados sairão nesta segunda-feira, também com o índice da TV paga na transmissão.
Com a eliminação da seleção brasileira, a maior audiência da Copa do Mundo de 2018 deverá ficar com a partida entre Brasil e México. A disputa das oitavas de final marcou 59 pontos em São Paulo e 56 no Rio de Janeiro, com 83% e 85% de participação nas televisões ligadas, respectivamente.
Desde o início da participação brasileira na Copa do Mundo, a Globo tem reunido índices de audiência maior do que o esperado. Com exclusividade na televisão aberta, a emissora teve números superiores aos apresentados nas duas últimas edições do Mundial.
Por outro lado, derrotada nas quartas de final, a seleção terminou o torneio sem conseguir bater o recorde da Copa do Mundo de 2006. Na derrota do Brasil para a França, no torneio realizado na Alemanha, a emissora teve 64 pontos em São Paulo e 61 no Rio de Janeiro.
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 70,5 mil residências (ou 199,3 mil pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 44 mil residências (ou 116,9 mil telespectadores).