O mundo de esportes como surfe, skate, snowboard e esqui alpino pode sofrer uma mudança brusca nos próximos dias. A Quiksilver, tradicional marca de roupas e acessórios desse tipo de esporte, fez uma oferta de compra à sua principal concorrente, a também tradicional Billabong.
De acordo com o site espanhol Palco 23, o valor oferecido é de 126 milhões de euros, e as chances da compra ser efetivada são grandes. Isso porque a Billabong, que tem mais de 370 estabelecimentos espalhados pelo mundo todo, passa por uma séria crise financeira há alguns anos.
Em 2016, a empresa australiana mais do que triplicou seu déficit em relação ao ano anterior, que tinha sido de 15,8 milhões de euros, e fechou no vermelho em 51 milhões de euros. As vendas também caíram no ano passado para pouco mais de 652 milhões de euros, uma queda de 8,9% em relação a 2015.
Atualmente, 19% do capital da Billabong pertence ao fundo Oaktree Capital Management, que também possui participação na Quiksilver.
Já a Quiksilver passou por uma reformulação entre 2016 e 2017 e passou a ser uma das marcas da norte-americana Boardriders, que também engloba outros nomes famosos dos esportes radicais, como as marcas Roxy e DC Shoes.
Ainda segundo o Palco 23, o conselho de administração da Billabong está disposto a aceitar o processo de venda, ao menos por enquanto, assim que a oferta for formalizada. A Boardriders assinou com o grupo financeiro norte-americano Goldman Sachs para mediar a operação.