A tragédia da Chapecoense também despertou a solidariedade de outros clubes da América do Sul. Uma das ações mais bonitas foi divulgada pelo Racing, da Argentina. O clube de Avellaneda afirmou que irá usar o escudo da Chapecoense bem no centro do uniforme em seu próximo jogo pelo Campeonato Argentino, no domingo, contra o Boca Juniors.
“O Racing Club envia as condolências aos familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo que sofreu a delegação da Chapecoense na Colômbia, no qual estavam jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes, jornalistas e tripulação. Com profunda dor acompanhamos a todos eles neste duro momento e desejamos uma rápida recuperação aos sobreviventes”, afirmou o clube em seu site oficial.
Seguindo o exemplo de clubes brasileiros, Víctor Blanco, presidente do Racing, manifestou intenção de ceder jogadores gratuitamente para ajudar a reerguer a Chapecoense.
Já o River Plate soltou nota oficial lamentando o episódio. “Neste difícil momento, nossa instituição acompanha o sentimento de familiares e amigos das vítimas e deseja uma rápida recuperação aos sobreviventes”, escreveu o clube em seu site.
Já o Libertad, do Paraguai, eliminado pela Chapecoense nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2015, divulgou apoio irrestrito ao clube brasileiro. O time pôs à disposição todo o seu elenco para “qualquer evento esportivo em homenagem aos jogadores mortos, de tão brilhante trajetória em competições nacionais e internacionais”.