A Rakuten está esperançosa em renovar o contrato de patrocínio que mantém ao Golden State Warriors. A gigante japonesa do e-commerce tem celebrado a parceria com a equipe da NBA e vê acordo como fundamental para o aumento da notoriedade da empresa em território americano.
Segundo Amit Patel, executivo-chefe de operações da Rakuten nas Américas, o patrocínio ao Warriors tem sido essencial para o desenvolvimento da companhia japonesa no mercado dos Estados Unidos. Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, Patel chegou a revelar que o reconhecimento de marca da Rakuten no país cresceu 300% por conta da parceria.
O relacionamento teve início em 2017, quando a NBA autorizou as franquias a fecharem patrocínios de camisa pela primeira vez na história. A parceria entre Rakuten e Warriors foi uma das primeiras a ser anunciada e é, até hoje, a que possui maior valor, com a empresa pagando US$ 20 milhões por temporada à equipe.
Como o acordo foi assinado por três temporadas, vai expirar ao final da próxima (2019/2020). Mas a Rakuten já deixou claro que quer renovar, até por conta do desempenho do time dentro de quadra. O Golden State Warriors chegou à final nas últimas cinco temporadas, conquistando o título em três delas. Em 2017/2018, levantou o troféu já com a marca da Rakuten na camisa.
Vale lembrar que, de acordo com a consultoria GumGum Sports, o patrocínio tem gerado mais de US$ 40 milhões para a empresa, ou seja, mais do que o dobro do montante investido. Desse valor, US$ 19 milhões foram conquistados apenas com o impulso nas mídias sociais dado pela franquia na temporada 2018/2019.
A Rakuten colocou o patrocínio esportivo como foco dos esforços para expandir a marca fora do Japão nos últimos anos. Além da parceria com o Golden State Warriors na NBA, a empresa ainda é patrocinadora máster do Barcelona, atual campeã espanhol de futebol, em um contrato de quatro anos que vale cerca de € 220 milhões.