O mês de abril teve retorno de marcas: TIM nos cariocas, Toyota na Libertadores, Correios na CBDA… E também teve ações no Brasil de ativos europeus, com a Nissan e com a Kellog’s.
A TIM voltou a apostar no futebol brasileiro para promover sua marca. Mas, dessa vez, resolveu focar no mercado do Rio de Janeiro. A marca renovou com Flamengo e fechou com Vasco, Fluminense e Botafogo.
A NBA tem um novo parceiro comercial no Brasil. A liga de basquete dos Estados Unidos fez parceria com a Vivo para promover a plataforma de streaming League Pass, com descontos a clientes da operadora.
3 – CIMED NO VÔLEIA Cimed, que já patrocina a CBF e equipe da Stock Car, resolveu ampliar o investimento no esporte. A companhia fechou um contrato de quatro anos com a Confederação Brasileira de Vôlei.
A Toyota patrocina a Libertadores desde 1998, mas a edição deste ano do torneio não contava com a marca entre os parceiros. Neste mês, a renovação finalmente saiu, com mais um contrato até o fim da temporada.
Os Correios se mostraram preocupados com os escândalos recentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e ameaçaram sair da entidade. Neste mês, oficializaram a volta. Pelo menos por ora.
A Nissan, patrocinadora da Liga dos Campeões da Europa, tem feito uma série de atividades pela América Latina para levar um grupo de 46 torcedores à final do torneio, que acontecerá em Cardiff, País de Gales.
7 – COMBATE MUDA CONTEÚDOO Canal Combate resolveu mudar a estratégia para conseguir aumentar o número de assinantes. Agora, a emissora terá foco no estilo de vida que circula as lutas, com novos programas que envolvem o bem-estar.
A Uber, que já havia patrocinado o futebol do Flamengo, fechou com o clube para ser o patrocinador máster da fase final do NBB. Em quadra, a empresa tem ativado o aporte com ações com torcedores e corridas de graça.
A Vicar, que comanda a Stock Car, resolveu apostar em uma agência, a Gomídia, para fortalecer a corrida no mundo digital. O objetivo é ter uma série de conteúdo que consiga conversar melhor com o público jovem.
A empresa de alimentos resolveu ativar o patrocínio ao Real Madrid para vender mais no Brasil. A companhia fez promoções que envolvem o sorteio de camisas oficiais e até viagem para um jogo do time, em Madri.O mês de junho foi marcado pela experiência da CBF com a transmissão de jogos sem a Globo. O mês também teve evento da NBA em São Paulo e o fim de um histórico patrocínio dos Jogos Olímpicos.
Sem contrato com a Globo, a CBF fez uma série de experiências para exibir amistosos da seleção brasileira. Com produção da entidade, partidas foram exibidas em redes sociais e até em comunicação de patrocinadores.
2 – NBA EM SÃO PAULOA NBA celebrou a exibição dos jogos finais em evento armado em São Paulo. Ao todo, 17 mil pessoas passaram pela estrutura montada no meio da Avenida Paulista, a principal da metrópole brasileira.
Sem o patrocínio da TIM, o Corinthians anunciou uma operadora própria, graças a uma parceria com a Vivo. A Smartimão tem preços de R$ 0,99 a R$ 190 , além de produção de conteúdo em um aplicativo da nova marca.
O Santos apresentou o patrocínio da Semp, que retornou ao time após passagem como patrocinadora máster em 2007, além de alguns pontuais mais recentes. Agora, a marca ficará exposta nas mangas da camisa.
A Confederação Brasileira de Vela anunciou a renovação de patrocínio com o Bradesco, para mais um ciclo olímpico, até 2020. A apresentação aconteceu na Marina da Glória, na nova sede da entidade.
Para estabelecer práticas de boa governança nas confederações esportivas, empresas se uniram para criar um ranking entre as entidades. A iniciativa teve patrocínio do Bradesco, da Sky e do Itaú.
O aplicativo de transporte 99 voltou a apostar em patrocínios de times brasileiros. A empresa fechou uma parceria com o Fluminense e oferecerá descontos em viagens com torcedores do time carioca.
O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou a renovação de patrocínio com a Brakem até os Jogos de Tóquio, em 2020. Antes, a entidade já havia anunciado um novo contrato com as Loterias Caixa.
9 – FESTIVAL OLÍMPICOO Comitê Olímpico do Brasil anunciou um festival que irá rodar diversas cidades brasileiras, a fim de divulgar os esportes pelo país. Além da promoção, o plano é conseguir novos patrocínios para a entidade.
Dias após anunciar o fim da parceria com o McDonald’s, o Comitê Olímpico Internacional anunciou um novo patrocinador global. Com foco em tecnologia, a Intel ficará com a entidade até 2024.