Setembro foi o mês da final da Copa do Brasil, e ela ganhou destaque no ranking da Máquina do Esporte. Período também contou com série de ativações de marcas patrocinadoras.
Flamengo e Cruzeiro se uniram para trabalhar a decisão da Copa do Brasil. Com o lema “Final de Time Grande”, ambos fizeram uma série de ações para a partida. No Mineirão, ainda houve uma vistosa festa.
A Heineken continua investindo alto na Fórmula 1. A empresa, que em 2016 já havia fechado um patrocínio global com a competição, agora resolveu focar no mercado brasileiro; a empresa fechou os naming rights do GP Brasil.
Patrocinador da seleção brasileira, o Guaraná Antarctica definiu o garoto-propaganda da marca para ativar o time nos próximos anos: Gabriel Jesus. Logo na primeira ação, a empresa fez vídeo com os Desimpedidos.
O Mineirão completou 52 anos de idade com um jantar com torcedores aniversariantes. Em ação da Brahma, os convidados comeram em mesa montada no meio de campo do estádio de Belo Horizonte.
A Virada Esportiva de São Paulo teve menos investimento da Prefeitura, mas se transformou em evento de ativação de diversas marcas do esporte. De ciclismo do Carrefour à escalada da Red Bull, houve diversas ações.
Com o patrocínio da Cisco, a NBA montou um Fan Zone no meio da estrutura montada para o festival Rock In Rio, no Parque Olímpico. Além de atrações da liga de basquete dos EUA, local contou com celebridades.
A Gol resolveu ativar o patrocínio à seleção brasileira com um jogo na rede social de fotos Instagram. O conteúdo envolveu uma série de filmes, que exibiam códigos. Os vencedores levaram ingressos e passagens.
A Alcatel usou o patrocínio ao Corinthians para fazer uma ação com deficientes auditivos. A empresa chamou três jogadores do time para fazer os cantos da torcida em linguagem de sinais, no telão do estádio.
A marca de brinquedos Hot Wheels e a Uber se uniram para levar o piloto Rubens Barrichello às ruas de São Paulo, a bordo de uma BMW estilizada. Durante um dia, o brasileiro ficou disponível como motorista na cidade.
10 – NISSAN NA CHAMPIONSA Nissan irá completar sete anos como parceira da Uefa na Liga dos Campeões. A empresa renovou o acordo com a entidade no início do mês e, para anunciar o contrato, recorreu ao embaixador Gareth Bale.
6-Mês não só de aniversário
No mesmo mês, clube assinou com Estrella Galícia, mas se manteve no Movimento por um Futebol Melhor, ligado à Brahma, negociou parte traseira da camisa com Apollo Sports e fechou com OLX contrato sem exposição de camisa.
7-Negócios do NBB
A segunda edição do NBB MKT Summit, o encontro do Novo Basquete Brasil com patrocinadores, realizada em um teatro em São Paulo, usou tema ‘Magia do Basquete’ e contou com palestras de executivos da liga brasileira, além de NBA, Twitter e Ibope Repucom.
8-Novo dono do automobilismo
A gigante do entretenimento dos EUA adquiriu, no mesmo mês, participação majoritária na Fórmula 1 e na Fórmula E. Grupo quer trazer de volta F-1 para os grandes mercados.
9-Twitter é mídia
Com o acordo com a liga de futebol americano, que estreou em setembro, a rede social passou a também transmitir eventos ao vivo. Na estreia, canal atingiu público de 2 milhões de pessoas.1-Libertadores anualPara conseguir faturar mais, Conmebol decidiu que torneio será disputado de fevereiro a novembro, com maior número de participantes. Entidade ainda estuda possibilidade de, no futuro, realizar final em sede única.
2-Jogos Paralímpicos
Ameaçado de não acontecer, os Jogos foram um sucesso de público. O Parque Olímpico da Barra chegou a atrair mais visitantes, no último fim de semana de competição, do que o total de público que visitou o espaço na Olimpíada.
3-Marcas sem diferenciação
Patrocinadoras da Olimpíada do Rio 2016, em agosto, Nissan e Bradesco mantiveram todas as suas ações de marketing também durante a Paralimpíada, no mês seguinte. A estratégia acabou rendendo ganhos de exposição e imagem às empresas.
4-Socorro federal
Jogos Paralímpicos, ameaçados de cancelamento, tiveram participação decisiva de estatais para sua viabilização. De última hora, Petrobras, Loterias Caixa, Apex e Embratur adquiriram cotas de patrocínio.
5-Copos paralímpicos
De última hora, a Ambev adquiriu cota de patrocínio da Paralimpíada do Rio 2016 e voltou a ativar sua marca Skol durante os Jogos. Não se arrependeu. Os 23 copos lançados com pictogramas dos esportes paralímpicos viraram febre entre torcecores, algo que já havia ocorrido na Olimpíada.
10- Marcas no e-sport
Marcas esportivas começam a voltar atenção a modalidades alternativas. Puma e Under Armour patrocinam ou apoiaram jogadores de pôquer. Já a Adidas apoia time brasileiro de e-sports.