Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Real Madrid fecha com IMG publicidade virtual em jogos

Agência vai explorar venda de publicidade para empresas fora do mercado espanhol

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/01/2020, às 08h40 - Atualizado às 11h40

Imagem Real Madrid fecha com IMG publicidade virtual em jogos

O Real Madrid assinou um acordo de exclusividade com a agência IMG para vender a publicidade de sobreposição digital do clube espanhol em painéis perimetrais dos jogos do time no estádio Santiago Bernabéu. O acordo plurianual começa nesta temporada e permite que a IMG desenvolva parcerias regionais para o Real na Ásia e na América do Norte.

Essa é a primeira vez que a IMG representa um clube de futebol em vendas de overlay digital, como a propriedade vem sendo chamada. Por meio de uma tecnologia de software, marcas diferentes daquelas projetadas nas placas de publicidade do estádio são apresentadas para o público que assiste na televisão ao jogo.

O acordo permitirá à IMG vender espaços para não-patrocinadores do Real Madrid, nem novos patrocinadores, para jogos do clube no Santiago Bernabéu em toda a LaLiga e a Copa do Rey. A IMG, por sua vez, acertou com a agência de marketing esportivo Project 11, de Londres, que já possui expertise para a venda de publicidade virtual.

Desde 2014 que a LaLiga permite aos clubes negociarem as placas de sobreposição digital. Até agora, apenas Barcelona e Real Madrid, e em jogos fora de casa do Atlético de Madri, que a venda é realizada. Esses clubes foram os únicos que mantiveram os direitos de exploração da publicidade dos jogos em casa.

"O Real Madrid é um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do futebol mundial e estamos ansiosos para alavancar nossos pontos fortes na Ásia e na América do Norte para expandir seu portfólio global de parceiros. As oportunidades disponíveis para as marcas por meio da tecnologia de sobreposição digital são infinitas, permitindo oportunidades de marketing localizadas geograficamente, mensagens personalizadas e publicidade direcionada conectada a uma das equipes esportivas mais assistidas em todo o mundo", declarou Adolfo Bara, vice-presidente sênior e diretor administrativo do braço de futebol da IMG.

Recentemente, o Real Madrid fez uma ação com a marca de apostas MarathonBet para as transmissões de suas partidas no mercado russo.

Diferentemente do maior rival, o Barcelona partiu para outro modelo de negócio. O clube fez um acordo para venda de publicidade em sete mercados internacionais. O inventário, porém, está sendo negociado diretamente pelo clube para seus parceiros.