Depois de muita especulação em torno do assunto, o Real Madrid oficializou nesta terça-feira (2) uma reforma para modernizar o Estádio Santiago Bernabéu. Ao todo, serão gastos € 575 milhões durante os próximos quatro anos para transformar o local no “melhor estádio do mundo”, como afirmou o presidente do clube, Florentino Pérez.
Pela programação, a ideia é iniciar a reforma já no próximo verão europeu, que se inicia em junho. O projeto incluirá um teto retrátil, um painel de vídeo em 360º e uma faixa de aço ao redor que permitirá que as imagens sejam iluminadas e projetadas na superfície externa do estádio.
Foto: Reprodução / Site (realmadrid.com)
No total, serão 66 mil metros quadrados de área construída, que contarão também com instalações de lazer e entretenimento (inclusive uma arena de e-Sports), em uma tentativa de manter os torcedores no estádio por mais tempo. A capacidade atual de 81 mil espectadores permanecerá inalterada, e o clube poderá continuar atuando em casa enquanto o trabalho for realizado.
O projeto do Santiago Bernabéu remodelado foi apresentado por Florentino Pérez à imprensa por meio de imagens computadorizadas que, mais tarde, foram disponibilizadas nas redes sociais do clube.
🆕🏟 ¡Así será el nuevo estadio Santiago Bernabéu! #HalaMadrid pic.twitter.com/80Mvkm0aDO
— Real Madrid C.F.⚽ (@realmadrid) 2 de abril de 2019
“Este evento é o início definitivo da contagem regressiva para lançar uma inovação arquitetônica autêntica em nosso estádio. O Santiago Bernabéu se tornará um grande ícone de vanguarda universal. Localizado no coração de Madrid, será o melhor estádio do mundo. Mais moderno, mais confortável, mais seguro e projetado para o entretenimento, com novas áreas de lazer e buffet, e onde a tecnologia mais avançada será a chave para os fãs viverem novas experiências. Estamos diante de um dos grandes projetos do futuro do Real Madrid e, claro, também da cidade de Madrid”, declarou o presidente madrilenho.
Um dos principais objetivos da reforma é utilizar o estádio, depois de pronto, para gerar cerca de € 150 milhões a mais em novos fluxos de receitas por ano ao clube. Nas palavras de Florentino Pérez, “é uma atitude necessária para que o Real Madrid continue competitivo em um cenário de futebol internacional cada vez mais difícil”.