Nesta quarta-feira (4), a Máquina do Esporte informou que o Paris Saint-Germain fechou com Ruanda e dará visibilidade ao país africano na camisa de jogo da equipe feminina e na de treino do time masculino. Antes, o Arsenal também já havia fechado com Ruanda, o Manchester United com Malta e o Celta com as Ilhas Maldivas. Agora, o “patrocínio turístico” terá mais uma dupla: Real Madrid e Turquia.
De acordo com o jornal espanhol Marca, a equipe madrilenha assinará um contrato com o Conselho de Turismo da Turquia para estampar a marca do país europeu/asiático na camisa de treino. Segundo a publicação, a parceria renderia € 12 milhões anuais ao clube, que tem como objetivo ampliar o leque de receitas com patrocínios em 2020.
Clube espanhol renegocia com Emirates para expor patrocínio turístico da Turquia na camisa de treino (Foto: Reprodução / Twitter (@realmadrid))
O Marca ainda divulgou que não se sabe a duração do acordo e, mais importante do que isso, como ele afetaria a parceria do Real Madrid com a Emirates. Isso porque, atualmente, a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos detém o patrocínio máster da camisa de jogo e também estampa sua marca no espaço principal da camisa de treino do clube espanhol.
Renovado no final de 2017, o contrato entre Real Madrid e Emirates tem validade até o final da temporada 2021/2022 e rende € 70 milhões aos merengues. Esse valor engloba tanto a camisa de jogo como a de treino. Segundo o Marca, o clube estaria em conversações com a companhia aérea para renegociar o acordo e, a partir daí, colocar em prática o acerto com o Conselho de Turismo da Turquia.
Vale lembrar que o Real Madrid assinou uma série de acordos de patrocínio em 2019, incluindo uma renovação recorde com a Adidas no valor de € 1,1 até o final da temporada 2027/2028. Recentemente, garantiu seu primeiro aporte regional na Rússia, ao acertar com o site de apostas Marathonbet. Além disso tudo, ainda está reformando o Estádio Santiago Bernabéu com o intuito de garantir uma renda extra em um futuro próximo.